Olá querida mamãe,

A segunda gravidez é considerada mais tranquila do que a primeira, mas nem por isso ela não precisa de cuidados específicos e não gera grandes mudanças emocionais e físicas.

        O corpo muda mais rapidamente. A barriga cresce mais rápido, já aparecendo saliente em 10 semanas e a gestante pode perceber mais varizes, porém os enjoos, alteração de humor e aversões alimentares podem reaparecer.

        Um dos aspectos mais importantes que a “mãe” do segundo filho deve se preparar é o emocional. Pelo fato de ter que se dividir entre todos os afazeres como mulher e trabalhadora e a atenção ao primogênito, mesmo estando com fadiga e caseira natural do período. Nem sempre as pessoas que estão ao redor percebem o excesso de atividades, em muitos casos, ter que levantar a noite, providenciar mamadeira, arrumar para a escola e o principal, dar atenção e preparar a criança para a divisão de atenção e carinho que o nascimento do bebê irá determinar na família.

Estar tranquila e consciente de que o amor é a mola propulsora da educação e criação dos filhos é, com certeza, a melhor receita para que a alegria e a felicidade permaneçam  na família.