Olá mamães,


Sabemos que dias quentes normalmente causam desconforto, e durante a gestação esses desconfortos podem piorar, por isso, trouxemos algumas dicas de como aliviar o calor durante esses dias, confira:

  • O que vestir?

Fique longe dos tecidos sintéticos. Abuse de peças confortáveis, com tecidos leves e que deixem a pele respirar, como o algodão por exemplo. Escolha as opções claras no seu guarda-roupas e prefira camadas em seu outfit que possam ser removidas com facilidade. Você se sentirá mais confortável.


  • Cuide das retenções

Em via de regra, as retenções são causadas pela compressão do útero sobre os vasos que levam o sangue das pernas novamente ao coração. Com o calor, a circulação piora devido à dilatação desses vasos. Para prevenir, altere as posições corporais com frequência e eleve as pernas sempre que possível. Caso trabalhe sentada ou em pé, não fique parada por mais de uma hora.

Atenção: inchaço também pode indicar pressão arterial alta. Se houver risco de pré-eclâmpsia, seu médico indicará o tratamento adequado durante o pré-natal.


  • Hidrate-se

Sabe a regra dos dois a três litros de água por dia? Cumpra, principalmente em dias de calor excessivo. É necessário repor o que se perde ao suar. Sucos naturais feitos com água mineral ou filtrada e água de coco geladinha são ótimas opções para se refrescar.


  • Pratique exercícios físicos com responsabilidade

Apesar de importantes para o bem-estar da gestante, exercícios físicos ao ar livre em dias muito quentes são prejudiciais. Evite! Prefira locais com ar-condicionado e procure supervisão de treinadores qualificados. Nadar é uma excelente escolha de atividade física nesta fase.


  • Evite a exposição ao sol

Ficar exposta ao sol, principalmente por longos períodos, pode causar o melasma, aquelas temíveis manchas de pele. Isso acontece pois o nível de progesterona e estrogênio aumentam, tornando a melanina mais sensível à agressão solar. Por isso, tome sol antes das 10h e após as 16h e use sempre protetor solar.


  • Molhe-se

Tomar banhos frios ou mornos durante o dia é uma opção bacana para abrandar o calor.


  • Você tem fome de quê?

Abuse de frutas e saladas e evite a todo custo as comidas que possam te fazer suar, tais como as condimentadas ou apimentadas. Café, chá verde, alho e cebola, por serem termogênicos e acelerarem o metabolismo, também devem ser evitados. Cuidado com as viroses: redobre a atenção com a higiene dos alimentos.


  • Ventinho bom

Procure levar um ventilador portátil ou um leque sempre que sair. Quanto mais elevada for a temperatura, mais grata você será por ter na mão algo para ajudar com as ondas de calor. Dentro de casa, deixe o ar-condicionado ligado em uma temperatura amena, mas cuidado com mudanças de temperatura bruscas e muito frequentes. Caso não possua ar-condicionado, abra as janelas pela manhã, feche as persianas no meio do dia e volte a abrir as janelas à noite para deixar o ambiente mais fresco. Umidificador de ar ou uma bacia com água no ambiente também ajudam a refrescar.


  • Dores de cabeça?

A cefaleia, no verão, normalmente está relacionada à desidratação. Então, saia do sol e beba água: estas duas ações já devem auxiliar. Mas há outros fatores que podem causar a dor de cabeça, como a pressão baixa. Não tente consumir sal para elevar sua pressão arterial, pois a consequência será o aumento da retenção hídrica, levando ao inchaço. Normalize com ingestão de água apenas. Pouco açúcar no sangue também pode potencializar a cefaleia, então cuide de seus níveis glicêmicos se alimentando a cada duas ou três horas.


Você já conhecia essas dicas? Conte para gente nos comentários.


(Fonte: Libbs Farmacêutica)