Olá querida mamãe,

Maternidade é uma experiência única e muitas vezes desafiadora. Acolha as críticas como um meio de aprender e compartilhar as melhores práticas, com outras mães. Pense no que é útil para você e descarte o que não é. Lembre-se que você conhece melhor seu bebê e que tem o direito de tomar as melhores decisões para ele. Finalmente, seja gentil consigo mesma e não se culpe se o que outras pessoas dizem não se encaixar na sua realidade.

Entende-se que as críticas podem ser difíceis de ouvir, por isso é importante comprometer-se a aprender e compartilhar as melhores práticas com outras mães. Estar disposta para ser presente e para ser uma boa ouvinte, a fim de trabalhar juntas, para encontrar as melhores soluções para a nova fase da sua vida.

É importante lembrar também que o que está sendo dito pode não necessariamente ser verdadeiro ou aplicável à realidade de cada uma. Se não estamos interessados em ouvir aquela opinião, é importante expressar isso de maneira cortês. Além disso, é importante avaliar se o que foi dito provém de alguém importante para nós, alguém que realmente nos conhece e tem algo a acrescentar na nossa vida. Também é importante questionar por que considerar tanto a opinião alheia após autoanálise, quanto o nosso valor e desempenho.

E por fim, seja flexível consigo mesma, lembrando que os erros podem ser pontes para importantes aprendizados.Conte com a ajuda de pessoas próximas, que podem te ajudar a enxergar que você está sendo severa demais consigo mesma .

É importante ser tolerante com as próprias falhas e não esquecer de se perdoar,consciente que a maternidade é um aprendizado diário.