Olá mamães,


Seu bebê nasceu e o tão esperado dia de levar ele pra casa chegou, por isso reunimos algumas dicas preciosas para você!


  • Cuidado com as visitas.

O nascimento de um bebê é uma ocasião extremamente feliz e por isso, é normal que a família e os amigos fiquem ansiosos para conhecer o mais novo integrante da família.

 Entretanto, as visitas no primeiro mês de vida não são aconselháveis, pois o bebê ainda não teve tempo para adquirir os principais anticorpos e tomar as vacinas. Além disso, o pequeno ainda está se acostumando com esse novo mundo e muita movimentação pode acabar perturbando e irritando o bebê.


  • Entenda e estimule a amamentação.

Amamentar para muitas mulheres é um processo difícil e doloroso. O bico do seio pode rachar, o bebê demorar para fazer a pega correta, seios doloridos e inchados, leite empedrado… São muitas informações novas, porém, amamentar é extremamente importante para a saúde do bebê e para o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho. Não desista: entenda o seu ritmo e o do bebê e estimule a produção de leite o máximo possível.


- Banhos de sol são importantes. O sol é fundamental nessa fase da vida desse pequenino, além de fornecer vitamina D, ele impede e trata a icterícia, doença muito comum em recém-nascidos também conhecida como amarelão. O recomendado é que a criança tome sol por 10 a 15 minutos, dando preferência sempre ao sol da manhã, entre 6h e 10h, ou após às 16h e tomando os devidos cuidados para que o bebê não seja exposto diretamente à luz solar.


  • Aliviando as cólicas.

Outro problema recorrente na vida dos pequenos são as cólicas, muito incômodas nesse período. Na maioria das vezes, elas são muito simples de serem resolvidas: você pode aliviar o desconforto com massagens delicadas (sempre com a orientação do pediatra). 


  • Cuide do umbigo com atenção.

O umbigo do bebê recém-nascido pode parecer assustador, mas com práticas simples, é fácil de lidar. Higienize com álcool 70% e um algodão ou gaze limpo, sem tampar ou colocar nenhum pano em cima. Ele costuma cair por volta de 15 dias de vida da criança, sendo natural um pouco de sangue nesse momento.


  • Peça ajuda.

Os pais não podem nem devem cuidar de tudo sozinhos. Cuidar de um bebê é exaustivo e é normal o cansaço físico como o mental, nos primeiros meses, até criar uma rotina! 

Este também é um assunto para ser comentado por aqui. Rotina para um bebê é extremamente importante.

Tente formar uma rede de apoio para revezar os cuidados por mais que seja difícil, separe um tempo para você: para ir ao salão, assistir um filme, ou um banho relaxante ouvindo música. Não tenha medo de pedir ajuda se não der conta, você também precisa ser cuidada com carinho para estar sempre bem para seu bebê!


Dica de vovó: Use folha de repolho no seio. Os componentes presentes nas folhas do repolho, quando colocados diretamente em contato com a pele da mãe, penetram o tecido mamário e ajudam a diminuir a sensação de desconforto e inchaço das mamas, além de melhorar o fluxo do leite parado. Para utilizar é muito simples: basta separar as folhas e lavá-las. Depois disso, você coloca as folhas por algumas horas na geladeira. Quando estiverem geladas, basta colocar nos seios, diretamente em contato com a pele.