Olá mamãe!

     A vida profissional na gestação é um assunto que merece reflexão e algumas mudanças de atitudes. Muitas mulheres têm dúvidas sobre como essa relação funciona, e nós estamos aqui para simplificar um pouco para vocês! 

     Com a inserção da mulher no mercado de trabalho, estas acabaram adquirindo responsabilidades para além das atividades, que geralmente já são designadas para as mulheres, como casa e família.  Cada vez mais a pressão da vida profissional se torna presente  e, quando a chegada do bebê acontece, no meio desta rotina, é indispensável levar em consideração vários aspectos.

(Leia nosso texto sobre a arte de aceitar ajuda).

     Alguns passos são importantes para uma ótima experiência no trabalho, na gravidez. O primeiro é o anúncio da gestação. Tente esperar um tempo após a descoberta, para aumentar a certeza de que está tudo bem com você e com o bebê. Recomenda-se após oito semanas. E, é bom que você seja a primeira pessoa a avisar seus superiores, para que não acabe vindo a informação de terceiros. 

     A gravidez não te impede de trabalhar e não determina limitações. Muitas mulheres conseguem chegar até as últimas semanas de gestação, trabalhando. É importante ressaltar que os cuidados devem ser tomados de  forma individualizada, de acordo com cada mamãe, pois cada organismo é diferente e cada gestação é única. Mas salvo intercorrências, trabalhar durante a gestação é totalmente possível!

     É importante manter pensamentos positivos, com momentos de relaxamento, pois este período é  carregado de oscilações emocionais. Na gravidez, o segundo trimestre costuma ser o mais tranquilo, por isso é saudável se esforçar para deixar as responsabilidades em ordem e bem organizadas, adiantando tudo o que for possível. Não  se sinta ameaçada por conta da licença. Seja confiante no seu trabalho e converse sempre com sua rede de apoio, para minimizar o stress. 

     Na parte organizacional, tente agendar consultas, exames e idas ao médico, para os primeiros ou últimos horários, pois desta forma, não compromete o seu desempenho ou acaba perdendo muitos dias de trabalho. 

     É normal ter dias de maior fadiga e cansaço, pois há muitas mudanças acontecendo no seu corpo. Por isso, esteja sempre em contato com seu médico para caso seja necessário tirar alguns dias de licença para recuperação. 

     Estar mais confiante e tranquila em relação a gestação e seu trabalho é possível se usar o pensamento positivo, pois pode ajudar na sua saúde e bem estar.

     Então não deixe de dançar, cantar e sorrir. Este momento é único, aproveite ao máximo.

(Fonte: Wladimir Taborda, médico autor do livro “A Bíblia da Gravidez”, e G1.)