Olá papai, seja bem-vindo!


Hoje o post é especial para você, a principal rede de apoio da mamãe, por isso, trouxemos dicas de como você pode auxiliar nessa fase tão importante. Então, confira essas dicas feitas especialmente para você:

  • Não tenha medo das dúvidas: no primeiro momento, muitas dúvidas vão surgir e é perfeitamente natural, mas busque esclarecer todas! Esteja presente nas consultas médicas junto com a mamãe e converse com o médico, sempre! Leia sobre o tema, assista vídeos, ouça podcasts e aprenda com tudo que tenha relação ao assunto.  Converse sempre com sua parceira e tente entender o que ela está sentindo. Essa caminhada é dos dois e, quanto mais inteirados sobre a gestação vocês estiverem, mais fácil será esse momento. 
  • Seja participativo: interaja com o bebê desde o início! Converse com ele quando estiver na barriga da mamãe, conte como foi o seu dia e diga o quanto você o ama. Acredite, essa interação será importante para o seu neném e para a mamãe também. E, falando na mamãe, ofereça todo o suporte para ela! Dedique uma parte do dia para demonstrar todo o seu amor e carinho. Por conta da gestação, é normal que mudanças de humor aconteçam e entender que elas são normais é extremamente importante. Além de todo o carinho, ofereça também elogios sinceros; esse acolhimento é muito importante para ela. Afinal, assim como você, sua parceira de jornada também está enfrentando dilemas com a gestação. 
  • Cuide do bebê: tudo muda com a chegada do bebê, a rotina não é mais a mesma e sua visão de mundo também se transforma. Sua atenção está voltada para aquele pacotinho minúsculo que acabou de sair da maternidade. Sendo pai de primeira viagem ou não, é importante cuidar do pequeno. Saiba trocar fraldas antes mesmo da chegada do bebê e, para isso, treine com bonecas. Quando o neném chegar, aos poucos vocês vão aprendendo juntos e essa descoberta será encantadora. 
  • Ajude sua parceira sempre: já mencionamos esse tópico antes, mas vale reforçar. Essa fase é nova para você e para a mamãe, por isso, converse sempre com ela e ajude nas tarefas domésticas. Os cuidados noturnos com o bebê também são de responsabilidade dos dois, então, sempre que possível, ajude-a na hora da amamentação e do choro. Outra dica valiosa é aulixiliar durante a amamentação! Você poderá auxiliar levando água (a mamãe irá sentir muita cede enquanto amamenta), algum alimento ou deixando-a confortável.

Que essas dicas possam te auxiliar nessa nova trajetória.



(Fonte: Blog Tiptop)