Olá mamães,
É incrível como o corpo da mulher se modifica para gerar uma nova vida, naturalmente vem acompanhadas de alguns desconfortos físicos e até emocionais.
Os possíveis sintomas que podem surgir na gravidez são: ansiedade, medo, irritabilidade, insônia, dor, depressão, náuseas e vômitos. Com a utilização correta, a chamada aromaterapia pode atenuar esses desconfortos.
Cada dia que passa, cresce o número de técnicas não farmacológicas que podem ser utilizadas durante a gestação, no parto e também no pós parto, mas.. você já ouviu falar sobre aromaterapia?
Hoje trouxemos alguns benefícios dessa técnica que vem cada vez mais virando a queridinha das mamães.
Gestação:
É importante ressaltar que existem óleos contraindicados nesse período, ou seja, a aromaterapia na gravidez exige conhecimento e atenção para ser aplicada de forma segura. Alguns óleos essenciais indicados são:
- Limão Siciliano (Citrus limon) para alivio dos vômitos, náuseas e má digestão
- Lavanda ( L. Angustifolia) tem ações relaxantes, ansiolítico, eficaz no auxílio de uma boa noite de sono e traz equilíbrio emocional.
- Mandarim (Citrus reticulata) fornece nutrição a pele e atenua marcas de estria, traz encorajamento e positividade.
- Rosa (Rosa damascena) conhecida por seus efeitos ansiolítico, anti-depressivo, reduzindo a tensão nervosa
- Laranja doce (Citrus aurantium) melhora o sistema digestivo, alivia constipações, cólicas intestinais, enjoos e ameniza a retenção de líquido
Parto:
A aromaterapia no trabalho de parto não só é utilizada como um método não farmacológico para alívio da dor, mas também traz bem estar, aumenta pensamentos positivos, neutraliza medos e ansiedades que possam surgir e ajuda a aliviar náuseas e vômitos. Dentre eles, é recomendado:
- Sálvia esclareia (Salvia sclarea) e Camomila Romana (Anthemis nobilis) para o alívio da dor
- Lavanda (L. angustifolia), Rosa ( Rosa damascena) e Olíbano(Boswellia sp.) para alívio do medo e da ansiedade
- Hortelã pimenta (Mentha piperita) eficaz para alívio da náusea e vômito
- Eucalipto (Eucalyptus glubulus), Limão(Citrus limon) e Mandarina(Citrus reticulata) para aumentar a sensação de bem-estar e sentimentos positivos em relação ao parto
Pós Parto:
No pós-parto, a recém-mãe puérpera (chamamos de período puerpério) passa a lidar com a alteração de hormônios, recuperação do parto, carga emocional, desafios da amamentação e com toda a demanda de um recém nascido tendo que enfrentar a fadiga, cansaço, tristezas e até depressão pós-parto.
A aromaterapia pode trazer benefícios nesta fase tanto para mãe quanto para o bebê.
Você já conhecia os benefícios da aromaterapia? Conta aqui pra gente.
Um beijo,
Fernanda Colione - BeDarwin
Fonte: Blog Casa da Doula