Olá mamães,
Entender os primeiros meses do seu recém-nascido é muito importante, principalmente no que diz respeito à "exterogestação"! Você já ouviu falar desse termo? Ele se refere ao período pós-nascimento, no qual o bebê continua a se desenvolver e amadurecer fora do útero e de maneira semelhante à gestação.
Durante o período da exterogestação, aproximadamente nove meses, os bebês completam o desenvolvimento que, diferente de outros mamíferos, são concluídos após nascerem. Por exemplo, o seu bebê atinge metade do tamanho do cérebro de um adulto por volta dos nove meses, o que sugere que este período é crucial para seu crescimento! Essa exposição precoce é muito importante para o aprendizado e adaptação da criança ao ambiente. Pois, o mundo oferece uma variedade maior de estímulos sensoriais do que o útero.
Um aspecto fundamental no primeiro ano é a necessidade de proximidade com a mãe. Essa proximidade oferece segurança e é vital para o desenvolvimento físico, emocional e psicológico do bebê. Neste período, o cérebro do bebê cresce mais rápido do que em qualquer outra época da vida, alcançando 60% do tamanho do cérebro adulto.
A sua proximidade contínua, mamãe, especialmente por meio do contato pele a pele e da amamentação, proporciona um ambiente rico em estímulos sensoriais e afetivos! Cada abraço, cada beijinho e cada carinho oferecem estímulos de toque vitais para o desenvolvimento do bebê. Este contato próximo também beneficia você, fortalecendo o seu vínculo com ele e promovendo a liberação de oxitocina, o "hormônio do amor".
Levar o bebê no colo ou em um sling simula o ambiente protetor e acolhedor do útero, proporcionando um local seguro para ele observar e aprender sobre o mundo! Além disso, a comunicação entre você e a sua criança é facilitada pela proximidade, permitindo que as respostas aos sinais dela sejam facilmente compreendidas, construindo confiança e uma base sólida para a autoestima e para futuras relações!
A ciência vem reafirmando que a proximidade entre mãe e filho é fundamental para o desenvolvimento saudável do bebê. A natureza projetou o corpo da mãe para continuar a gestação após o nascimento, e o recém-nascido biologicamente espera essa continuidade para sua sobrevivência!
Mamães, os primeiros meses de vida de um bebê são mais do que apenas um período de crescimento físico; são um tempo crucial de conexão emocional e desenvolvimento psicológico, por isso, vocês desempenham um papel insubstituível!