Olá mamães, 
Entender os primeiros meses do seu rec√©m-nascido √© muito importante, principalmente no que diz respeito √† "exterogesta√ß√£o"! Voc√™ j√° ouviu falar desse termo? Ele se refere ao per√≠odo p√≥s-nascimento, no qual o beb√™ continua a se desenvolver e amadurecer fora do √ļtero e de maneira semelhante √† gesta√ß√£o.

Durante o per√≠odo da exterogesta√ß√£o, aproximadamente nove meses, os beb√™s completam o desenvolvimento que, diferente de outros mam√≠feros, s√£o conclu√≠dos ap√≥s nascerem. Por exemplo, o seu beb√™ atinge metade do tamanho do c√©rebro de um adulto por volta dos nove meses, o que sugere que este per√≠odo √© crucial para seu crescimento‚Äč! Essa exposi√ß√£o precoce √© muito importante para o aprendizado e adapta√ß√£o da crian√ßa ao ambiente‚Äč‚Äč. Pois, o mundo oferece uma variedade maior de est√≠mulos sensoriais do que o √ļtero.

Um aspecto fundamental no primeiro ano é a necessidade de proximidade com a mãe. Essa proximidade oferece segurança e é vital para o desenvolvimento físico, emocional e psicológico do bebê. Neste período, o cérebro do bebê cresce mais rápido do que em qualquer outra época da vida, alcançando 60% do tamanho do cérebro adulto.

A sua proximidade cont√≠nua, mam√£e, especialmente por meio do contato pele a pele e da amamenta√ß√£o, proporciona um ambiente rico em est√≠mulos sensoriais e afetivos! Cada abra√ßo, cada beijinho e cada carinho oferecem est√≠mulos de toque vitais para o desenvolvimento do beb√™. Este contato pr√≥ximo tamb√©m beneficia voc√™, fortalecendo o seu v√≠nculo com ele e promovendo a libera√ß√£o de oxitocina, o "horm√īnio do amor"‚Äč‚Äč.

Levar o beb√™ no colo ou em um sling simula o ambiente protetor e acolhedor do √ļtero, proporcionando um local seguro para ele observar e aprender sobre o mundo! Al√©m disso, a comunica√ß√£o entre voc√™ e a sua crian√ßa √© facilitada pela proximidade, permitindo que as respostas aos sinais dela sejam facilmente compreendidas, construindo confian√ßa e uma base s√≥lida para a autoestima e para futuras rela√ß√Ķes‚Äč‚Äč!

A ci√™ncia vem reafirmando que a proximidade entre m√£e e filho √© fundamental para o desenvolvimento saud√°vel do beb√™. A natureza projetou o corpo da m√£e para continuar a gesta√ß√£o ap√≥s o nascimento, e o rec√©m-nascido biologicamente espera essa continuidade para sua sobreviv√™ncia‚Äč‚Äč!

Mamães, os primeiros meses de vida de um bebê são mais do que apenas um período de crescimento físico; são um tempo crucial de conexão emocional e desenvolvimento psicológico, por isso, vocês desempenham um papel insubstituível!