Olá mamães,
As primeiras festas de fim de ano com seu pacotinho chegaram, e por isso, separamos algumas dicas para tornar esse momento ainda mais especial.
- Encare as festas pelos olhos do bebê
Um bebê recém-nascido não vai poder participar muito do clima de festas, mas certamente se interessará pelas cores, pelas luzes e pelas músicas típicas do fim do ano. A visão do bebê quando nasce é bem curta, cerca de 20 a 35cm de distância, e essa distância vai aumentando de forma progressiva, a medida que ele(a) cresce.
- Preciso tomar algum cuidado especial nas festas?
Recém-nascidos têm a audição sensível e se sobressaltam com sons altos. Por isso, se a festa estiver especialmente barulhenta, procure deixá-lo num lugar mais calmo. Tome cuidado especial com o barulho de rojões e fogos de artifício.
"Se os fogos forem próximos à sua casa, procure fechar janelas e portas para tentar abafar a intensidade do som", recomenda o pediatra Fábio R. Picchi Martins, integrante do Conselho Médico do BabyCenter.
Pode ser difícil de acreditar, mas viajar com um bebê pequenininho é bem mais fácil que pegar a estrada com uma criança que já anda. Por isso, não se intimide e encare a viagem com seu bebê. É provável que ele durma o trajeto inteiro, mas leve algum brinquedo ou livrinho para ele se distrair quando estiver acordado.
Lembre-se de que os congestionamentos e atrasos em vôos são muito mais comuns no fim do ano, portanto planeje-se, carregando mais fraldas e trocas de roupa.
- Atenção à segurança na temporada de festas
Quanto mais carros na estrada, maior o risco de acidentes. Não se esqueça de sempre andar com seu filho na cadeirinha do carro, bem preso.
A cadeirinha também pode ser usada em viagens de avião: garante a segurança do bebê em caso de turbulência e o conforto de todos na hora de tirar uma soneca no voo.
Os acidentes mais comuns com bebês de até 6 meses são as quedas -- de camas, trocadores, cadeirões ou bebês-conforto --, além de queimaduras causadas por líquidos quentes.
- Como escolher o presente certo
Livros e brinquedos macios e de cores contrastantes são a aposta mais certa para agradar a bebês pequenininhos. Para recém-nascidos, o ideal são brinquedos que se movam devagar, ou que toquem música suave.
Apesar da menção aos livros macios, que possam ser manuseados, vale lembrar que os livros normais são um ótimo presente para qualquer idade -- um adulto pode ler a história para o bebê, e o presente vai durar anos e anos.
Você já conhecia essas dicas?
Um beijo no coração e até a proxima,
Fernanda Colione
(Fonte: BabyCenter)