Olá mamães,
O verão chegou, e com ele as férias e aquela vontade de ir para a praia. Mas gestante pode ir a praia? Quais cuidados deve tomar? Viemos para tirar suas dúvidas para você curtir o verão mais tranquila com seu bebê ainda no forninho.
- Cuidados na Praia
Se gostar de nadar no mar, procure não ir para parte mais profunda e sempre esteja acompanhada de alguém. Ir a áreas mais profundas pode ser necessário maior esforço para retornar e pode ser perigoso. O recomendado pelos obstetras é que fique com a água batendo até o joelho. Sempre dê as costas para as ondas, o impacto delas na barriga pode provocar um grande choque no abdômen.
Se curtir a praia pra você significa ficar deitada, exposta tomando sol para renovar o bronze do verão passado vai ter que tomar alguns cuidados a mais, já que a pele durante a gravidez fica ainda mais sensível.
- Sol Forte e Hidratação
O uso de filtro solar de fator máximo é indispensável e lembre-se que é necessário passa-lo novamente após sair da água do mar ou após um período. Evitar os horários de pico do sol também é essencial para uma grávida na praia.
Recomendados no período da manha até às 10hs ou no período da tarde após as 16hs. Afinal você quer aproveitar e não ter uma insolação grave, ficar toda desconfortável com queimaduras pelo corpo ou aparecer manchas pelo corpo que são bem comuns na gravidez, não é? Itens como chapéu, óculos de sol e guarda-sol também são fundamentais para proporcionar um dia agradável e sem dores de cabeça depois.
A hidratação também é essencial, portanto aproveite o clima da praia e abuse de muita água, sucos e água de coco. Em épocas mais quentes as gestantes devem tomar muito cuidado com a pressão e em hidratar o corpo, então beba muito líquido.
- O que Posso Comer na Praia?
Quanto aos alimentos, os quitutes oferecidos por ambulantes e carrinhos de praia normalmente são gordurosos e de procedência desconhecida, portanto não é recomendado para grávida na praia. Procure levar frutas e lanches leves de casa, biscoitos de polvilho também é uma ótima opção para a praia.
IMPORTANTE: Ter contato com a areia ou até brincar com o filho mais velho no chão com balde e pazinha não tem problema nenhum. Só não é indicada a prática de jogos na beira do mar ainda mais com bolas, que podem atingir a sua barriga e acabar machucando.
- E Grávida na Piscina?
Os mesmos cuidados e recomendações para uma grávida na praia seguem para a piscina. A história de que grávida não pode usufruir de piscinas, pois pode amolecer o tampão e ocorrer um parto prematuro, é mito!
Alias a natação e a hidroginástica são esportes super-recomendados para gestantes para ajudar a controlar o ganho do peso e os desconfortos ocasionados pelas mudanças do corpo nesta fase. O que é fundamental observar é sobre a limpeza da piscina, se tiver devidamente limpa e tratada não existe problema algum.
- Proibições e Precauções
As únicas proibições em relação à gravidez e a piscina estão nos saltos, mergulhos, uso de toboáguas e escorregadores que pelo impacto do corpo pode causar danos ao bebê. Outro cuidado é em relação ao biquíni molhado por muito tempo. O uso do biquíni molhado pode ser a porta de entrada de bactérias e infecções na vagina e desenvolver problemas como a candidíase, o que não é nenhum pouco bem vindo na gestação não é mesmo? Portanto, após o banho de piscina retire a roupa molhada de preferência.
Como durante a gravidez os problemas de inchaços são maiores, ainda mais no calor intenso. Use algumas estratégias para diminui-las como evitar ficar muito tempo de pé ou sentada na mesma posição. Faça caminhadas leves, evite alimentos com muito sal e aproveite a paz do momento para esticar as pernas com a ajuda de outra cadeira e relaxar. Não se esqueça do protetor solar de proteção máxima, muita água e de aproveitar o passeio.
Você prefere praia ou piscina? Conta pra gente.
Até a próxima,
Fernanda Colione
(Fonte: FamiVita)