Olá mamães,


A maternidade para muitas é a realização de um sonho, mas sabemos que também existem inúmeros desafios no decorrer do caminho. Por isso, hoje vamos falar um pouquinho sobre AMAMENTAÇÃO e formas de se preparar para esse momento.


  • Informe-se

A informação é primordial nesse momento, por isso, vale tirar dúvidas com o obstetra e participar de cursos de gestantes que abordem o tema. 

Você sabia que pode estar visitando o Banco de leite mais próximo a sua casa, através do site www.rblh.fiocruz.br e receber orientação gratuita antes e após o nascimento do seu bebê? Sim, valeu a pena! Existe também as Consultoras de Aleitamento, elas apoiam, auxiliam e incentivam a amamentação, ajudando a minimizar os desconfortos que surgem pelo caminho (uma consulta custa R$ 200, em média).


  • Acredite no seu corpo

Ao longo da gestação, o seu corpo se encarregará de deixar a mama pronta para esse momento. Uma série de hormônios atuam para cuidar tudo por você, deixando inclusive a pele mais resistente, por isso, ocorre o escurecimento da auréola.


Nada de esfrega-esfrega de buchas

Em algum momento você deve ter recebido de alguma amiga ou familiares conselhos de como deixar a pele mais resistente, e que para isso, deveria esfregar buchas vegetais ou toalhas ásperas nos mamilos. Antigamente acreditava-se que por "lesionar" a pele, ela viria mais resistente, mas hoje, através de estudos, sabemos que isso é apenas mito!


  • O sol pode ajudar

Você sabia que o banho de sol nos mamilos, de 10 a 15 minutos, antes das 10 da manhã e após as 16h da tarde, é muito benéfico para prepara-los para a amamentação? Pois é, ainda não há evidências científicas, mas acreditasse que por estimular a melanina, acaba deixando a pele mais resistente. Em todo caso, a luz solar repõe vitaminas. Mas lembre-se de respeitar o horário recomendado.


  • Dispense os acessórios

A famosa "concha de preparação" é vendida com a promessa de formar o bico para o aleitamento. Apesar de funcionar para algumas mulheres, o acessório divide opiniões de especialistas, pois não tem se demonstrado eficaz para essa finalidade. O que muitas não sabem, é que a própria gestação se encarrega de dar elasticidade, não prejudicando o aleitamento, inclusive nos casos de mamilo plano ou invertido, que muitas vezes, diminui o grau de inversão.


  • Lave só com água

Isso mesmo! Nada de sabonetes, hidratantes ou cremes. Isso porque os cosméticos retiram a hidratação natural da pele, o que resseca a região e contribui para rachaduras no futuro. Então, lave só com água corrente.


  • Mantenha o equilíbrio

O maior preparo que você poderá ter, é o psicológico. Isso porque a futura mamãe precisará assimilar a importância da amamentação, como ela funciona e por fim, é fundamental estar com a mente equilibrada. Dessa forma, você terá tranquilidade para encarar as dificuldades que costumam aparecer. Ter contato com outras mamães que amamentam pode ajudar, na partilha das experiências, mas cada um é cada um, viva este momento aproveitando cada etapa da melhor forma.


Você esta se preparando ou se preparou para esse momento? Nos conte como foi!


Um beijo no seu coração, 💋

Fernanda Colione - BeDarwin 



(Fonte: ClinPro Saúde)