Quero ser mamãe e agora? Obstetra responde | Mari Righez
capa do post

Quero ser mamãe e agora? Obstetra responde

Blog | 1 | 21/05/2022

Toda semana vamos trazer conteúdo para vocês! E o tema hoje é algo que não poderia faltar por aqui!

Você sente em seu coração a vontade de ser mamãe?

Primeiro de tudo, que seja uma decisão em comum acordo com seu parceiro, pois ter apoio de alguém nesta fase é muito importante! 

Dúvidas surgirão, pois será uma fase desafiadora, por isso, queremos que tudo ocorra perfeitamente.


Hoje apresento a vocês, uma mamãe especial que fotografei e muito profissional no assunto. Fizemos algumas perguntas importantes para a Obstetra Dra. Daniela Barros Rocha, CRM-SP 166058 RQE 85968 - Ginecologia e Obstetrícia.


1- Quando decidimos ser mamães, por onde devemos começar?

  Quando tomamos essa decisão linda de recebermos o nosso bem mais precioso, devemos começar preparando nosso organismo, que será a casinha desse bebê durante a gestação. Uma vez ouvi um médico comparar o útero com um aquário e achei bastante interessante! Como queremos o aquário? Limpo! Então vamos limpar nosso organismo.

  • Peso ideal;
  • Limpar o corpo de toxinas através de um detox;
  • Diminuir consumo de alimentos inflamatórios como glúten, leite, açúcar e industrializados;
  • Prática de atividades físicas;
  • Reposição de vitaminas, como Vitamina D, B12 entre outras;
  • Controle de alguma doença já pré-existente e claro além disso, preparação psicológica para todo o processo de mudança que vem pela frente.

2- Uma das vitaminas que mais ouvimos falar é o Ácido Fólico. Porque começar a tomar ele antes da gestação?

    O ácido fólico é uma vitamina do complexo B e sua função é a formação perfeita do tubo neural do feto, formado no inicio da gestação, então, costumamos suplementar pelo menos 3 meses antes para ter o valor mais ideal possível para que esse bebê possa nascer saudável.


3- Sabemos que o pré-natal é o acompanhamento da gestação, mas porque ele é tão importante?


    O pré-natal é o período desde a descoberta da gestação no qual acompanhamos o desenvolvimento do bebê e a saúde da mamãe. Ali se estreitam laços entre médico e paciente, são realizados todos os exames necessários e são tiradas todas as dúvidas, prevenindo qualquer alteração patológica da mamãe ou do bebê.

4- Hoje em dia com o avanço tecnológico possuímos vários recursos para vermos nosso bebê antes do nascimento, o ultrassom é um deles. Então surge a dúvida: existe um limite de quantidade de ultra-sons? E de que forma o exame "em excesso" pode afetar o bebê?

       Não existe um limite para a quantidade de ultrassons a serem realizados, assim como eles não trazem nenhum prejuízo ao bebê. Mas existem 02 que são extremamente importantes, os morfológicos! O primeiro é realizado entre 11 e 14 semanas (morfológico de primeiro trimestre) onde é feito a medida da translicencia nucal a qual avalia o risco de algumas síndromes. E o segundo é realizado entre 18 e 23 semanas onde se avaliam todos os órgãos, a maior parte já formada e também podemos identificar alguma intercorrência na formação e em alguns casos, é possível até a realização de cirurgias intra-uterinas.


5- Muitas mamães de segunda viagem, querem ter seus bebês com idades próximas para crescerem juntos. Sendo assim, surge a dúvida, qual o tempo mínimo que devemos aguardar entre as gestações?

      O tempo ideal entre as gestações vai depender muito da via de parto. Se o último parto foi via cesariana, o ideal é aguardar o período de 24 meses para a cicatrização completa do útero. Mas, caso tenha sido via normal, não há um tempo limite recomendado!

Gostaríamos muito de agradecer a disponibilidade da Dra. Daniela, em responder nossas dúvidas, acreditamos que irá ajudar muitas as futuras mamães. 

Acompanhe algumas fotos deste ensaio lindão, que aconteceu em 2020, final do ano, quando aguardava seu precioso pacotinho de amor, o Heitor.

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail